O esporte é o resultado de um trabalho em equipe, mesmo quando a modalidade é individual. Fazer parte de um projeto esportivo conciso, é necessário integrar pessoas, empresas e prefeituras para que haja sucesso nesta caminhada.
O IBEEC possui tudo isso. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, a Gerdau patrocina quatro núcleos esportivos pelo Projeto Centro de Excelência do Esporte VI. Um destes projeto é em São Bento Abade. A região possui cerca de 5 mil habitantes e demonstrou empenhada e motivada em fazer parte do núcleo, na realização de ações que permitem que crianças e adolescentes possam praticar voleibol e futsal.
Assim como o patrocínio, o apoio da prefeitura é fundamental para o sucesso do projeto. Em São Bento Abade, a Secretaria de Saúde promoveu uma ação de atendimento aos beneficiados que puderam comprovar estarem bem de saúde para a prática esportiva, uma das exigências para participar dos núcleos.
“A ação é muito importante no sentido de trazer segurança aos jovens, uma vez que participam das atividades do projeto, certos de que estão aptos para o desenvolvimento de atividades físicas. Falar em atividade física é falar de saúde e nada melhor que ter a parceria do nosso departamento de saúde com o departamento de Esportes, Lazer e Turismo oferecendo esse suporte aos jovens atletas. Ficamos felizes em proporcionar saúde nas duas pontas, tanto preventiva, com os exames médicos, quanto no âmbito da promoção, por meio das atividades em parceria com o IBEEC, Gerdau e Departamento de Esporte e Turismo”, disse o Secretário de Saúde de São Bento Abade, Ualisson Quened de Oliveira.
O núcleo São Bento Abade atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, nas modalidades voleibol e futsal. Os beneficiados recebem kit uniforme com camisa, short e meião, para prática das aulas sistematizadas que são totalmente gratuitas.