Núcleo Pilar participa de oficina de fotografia promovida pelo programa de educação ambiental da Vale

No dia 26/1, os beneficiados do núcleo Pilar, em Belo Horizonte, participaram de uma oficina preparatória para o concurso de fotografia “Meu Olhar sobre o Território”. A ação foi desenvolvida pelo Programa Ambiental da Vale e envolveu todas as categorias do núcleo nos espaços da Faculdade Arnaldo.

Com a proposta de preparar os candidatos do Concurso de Fotografia, o educador Cláudio Brandão, da Arcadis, que desenvolve o Programa de Educação Ambiental da Vale, abordou o tema com atividades práticas. “Na oficina trabalhamos o Olhar sobre o Território, que é o tema do Concurso. No primeiro momento construímos o mapa de percepção com os locais que eles consideram afetivos e experimentamos algumas técnicas nos espaços da faculdade. Em cima dessa construção, eles foram estimulados a fotografar as áreas para participar do concurso. “, disse.

O Concurso de Fotografias busca para incentivar o olhar sobre o território, ampliando o conhecimento, o sentimento ao percorrer caminhos cotidianos, reconhecendo as fragilidades e potenciais das comunidades, as atividades econômicas e as relações entre os cidadãos de Olhos D’água, Pilar e Vila São João. Através da fotografia como ferramenta metodológica, o Programa irá criar um Mapa Afetivo permitindo a elaboração de um instrumento político que será mobilizado pela Comunidade.

O projeto no bairro Pilar é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), com patrocínio da Vale por meio da Lei de Incentivo ao esporte do Governo federal e apoio da associação Pilar e da Faculdade Arnaldo.