No último sábado, 11 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura (IBEEC) promoveu a primeira clínica de handebol do ciclo 2022/2023, no Ginásio Poliesportivo de Curvelo/MG. A aula foi ministrada pelo palestrante e jogador profissional, Igor Ricardo, com a presença dos beneficiários do núcleo.
O evento iniciou com a participação da equipe curvelana de handebol, demonstrando, através de um jogo, a prática do esporte. Em seguida, Igor Ricardo, pivô da liga master de Curvelo, ministrou uma palestra aos mais de 50 beneficiários presentes; durante o momento foram introduzidos tópicos como objetivos, regras e dinâmica do esporte. Partindo posteriormente para os exercícios em quadra.
“Faço parte da seleção curvelana de handebol há 20 anos e estou aqui hoje no projeto, com meu professor de 20 anos atrás [Geraldo], mostrando um pouco do handebol e do que aprendi com ele. Os meninos estão muito bem aconselhados, pelo professor e por toda coordenação do projeto.”, destacou Igor.
O auxílio aos beneficiários foi dividido por categorias. As categorias sub-9 e sub-11 receberam auxílio individual dos integrantes da equipe profissional. Novos no esporte, os alunos aprenderam as técnicas iniciais, como manuseio da bola e passe para os colegas.
Já os beneficiários das categorias sub-13 e sub-15 participaram de uma aula prática, em revezamento com os jogadores profissionais, montaram duas equipes mistas, entre beneficiários e jogadores, para uma partida educativa. Com algumas pausas entre o jogo, os beneficiários eram orientados sobre postura, posição estratégica e técnicas de lançamento da bola.
Os beneficiários estavam ansiosos para o evento, uma vez que já estavam se dedicando exclusivamente ao Handebol durante a última semana de aulas no núcleo. Durante toda a manhã se divertiram na presença também de seus responsáveis e professores do projeto. “Estou aqui no handebol e estou muito animada. Porque estou jogando e aprendendo mais.”, disse a beneficiária Laura, 8 anos.
Inclusão de Modalidade
A clínica de Handebol deu início também à nova fase do núcleo. Desde o dia 13 de fevereiro, o handebol faz parte oficialmente das atividades diárias dos beneficiários. A inclusão do esporte na grade de atividades se deve a alta procura pela modalidade, com grande tradição na cidade de Curvelo.
Para a prática do esporte, é necessário equipamentos específicos da modalidade. Para isso, ainda durante o evento, foram entregues as novas bolas. Os itens são essenciais para o melhor treinamento e preparo dos atletas.