IBEEC pelo Brasil: as meninas do futsal

Entre dribles e chutes a gol, elas ajeitam os coletes e não perdem o foco no jogo. Todas as meninas que escolhem o futsal para praticar, têm a determinação e paixão pelo esporte com os pés em comum. O Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC) leva esporte acessível e gratuito para várias regiões do Brasil e promove oportunidades e inclusão.

No Brasil, até o ano de 1981, as mulheres eram proibidas de praticar alguns esportes, entre eles o futsal. Isso só mudou em 1983 e, como consequência, muitas sofrem preconceito até hoje. “Ainda tem preconceito com a gente que gosta de jogar bola, mas está melhorando aos poucos. Eu amo praticar esporte e, se me fosse proibido, ficaria muito triste. ”, acrescentou Heloyse Heloisa, 15, do núcleo patrocinado pela Ferreira Costa, em Garanhuns/PE.

“Sempre quis praticar o futsal e, com o IBEEC em Porto Velho/RO, foi possível me dedicar ao que gosto. Já pratiquei o futebol e ainda estou me acostumando com as regras do futsal. Os meninos têm um pouco de resistência com a gente em quadra, mas não ligo. Faço meu melhor e me divirto ao mesmo tempo”, contou Yohanna Beatriz,14, do núcleo de Rondônia, patrocinado pela Termonorte.

Em Minas Gerais não é diferente, as meninas do futsal são a minoria, mas se destacam nos treinos e amistosos. “Minha família sempre me apoiou no sonho de ser profissional. Meu avô e meu pai sempre gostaram de futebol e me ensinam desde pequena. Por isso fico bem confortável de treinar com os meninos. Acho que todos devemos fazer um esporte, faz bem no dia a dia. Sem o esporte eu não seria nada! ”, destacou Maria Eduarda, 11, inscrita no núcleo de São Brás do Suaçuí, patrocinado pela Vallourec e White Martins.

“Sempre apoiei minha filha na escolha dela. Ela sempre amou futebol e quis treinar o futsal quando o IBEEC chegou. Desde quando ela começou a jogar, os reflexos no físico e mental são visíveis. No começo Antes do projeto não tínhamos esse acesso e sou muito grata a todos os envolvidos. ”, contou Rosilene, beneficiada indireta do núcleo de Entre Rios de Minas, que também recebe o patrocínio da Vallourec e White Martins.

As turmas de todas as modalidades oferecidas pelo Instituto são mistas, com o objetivo de quebrar barreiras. Todos os profissionais envolvidos com as aulas são orientados a incentivar a integração, de forma que ensine além da competição. O esporte educacional tem como objetivo desenvolver integralmente o indivíduo e promover inclusão. No IBEEC, os beneficiados aprendem a prática esportiva como forma de lazer e saúde, além do exercício de cidadania.