A modalidade paradesportiva chega com tudo no Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura. A parceria entre IBEEC e a Associação Mineira de Desporto para Amputados teve início neste ano e já reserva grandes feitos no primeiro Campeonato Mineiro da modalidade, realizado pelo Instituto FOCO.
Pertencente ao Grupo Avante Brasil, assim como o IBEEC, o Instituto FOCO realiza o primeiro Campeonato Mineiro de Futebol de Amputados. A competição teve início no dia primeiro de maio, com previsão para a final no dia quatro de junho . Os jogos são realizados aos domingos, no Centro de Desenvolvimento Esportivo Avante Brasil, em Belo Horizonte. Para esta competição, o time foi dividido em 4 equipes, de acordo com a localidade dos integrantes, sendo as cidades: Betim, Belo Horizonte, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas. Este modelo foi adotado apenas no Campeonato Mineiro do FOCO, já que nos demais torneios nacionais, são selecionados 15 jogadores que disputam a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Tadeu Mitraud é atleta da equipe IBEEC de Futebol de Amputados e presidente da AMDA. Ele fala da parceria do IBEEC e a associação e enxerga a competição realizada pelo FOCO como fomento à modalidade que evidencia o esporte e contribui no desenvolvimento dos atletas.
“É a primeira experiência de parceria junto ao IBEEC e Instituto FOCO e estamos muito motivados, pois entendemos que o modelo proposto pode valorizar o paradesporto em Minas Gerais. Nesse contexto, a AMDA que é a única entidade que desenvolve a modalidade em Minas Gerais, tem o papel de captar e formar os atletas de rendimento.
O Campeonato Mineiro é de suma importância para o desempenho do nosso estado na modalidade, pois eleva o grau de competição antes dos principais torneios nacionais, preparando os atletas para os desafios que estão por vir em 2022” disse o presidente da associação.
A próxima rodada do Campeonato Mineiro contará com duas partidas que serão neste domingo (29.05), às 9h, no Centro de Desenvolvimento Esportivo Avante Brasil, com entrada pela portaria I, da Vallourec (Rua 200 – Indústrias I, Barreiro, em Belo Horizonte. O evento é aberto ao público, com entrada franca.
O projeto Futebol de Amputados IBEEC tem o apoio da Associação Mineira de Desporto para Amputados, por meio do Programa Núcleos de Fomentos ao Paradesporto, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais.