Alunos dos projetos esportivos do Grupo Avante Brasil participam da cerimônia de sanção da nova Lei de Incentivo ao Esporte

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou a  nova Lei de Incentivo ao Esporte Estadual que garante o triplo  do limite financeiro anual para captação de recursos destinados a projetos esportivos. O evento aconteceu nesta manhã de quinta-feira (19.09) e contou com a presença de autoridades do estado e instituições que, assim como o Grupo Avante Brasil, utilizam do recurso financeiro em prol da sociedade por meio do esporte.

Em 2024, a Lei de Incentivo ao Esporte atingiu R$ 26,5 milhões em captação, financiando 101 projetos que beneficiaram mais de 22 mil pessoas. Com a nova legislação, o valor anual destinado ao esporte pode chegar a cerca de R$ 80 milhões em 2025, ampliando significativamente o impacto social e esportivo no estado.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio da Liberdade, em um dos cartões postais de Belo Horizonte. Beneficiários dos projetos IBEEC e Instituto Foco participaram do momento solene que contou com áreas esportivas montadas para os alunos com pista de skates, tatame, tênis de mesa e quadra de voleibol.

A atleta paralímpica, Ana Carolina Moura, ouro no parataekwondo em Paris, foi uma das atletas convidadas ao evento e fez questão de estar junto aos pequenos atletas. Carol posou para fotos com os beneficiários do IBEEC e Instituto Foco e mostrou a sua medalha para admiração das crianças. Ela levou palavras de incentivo aos jovens alunos, principalmente ao Thiago, atleta cadeirante de Matozinhos e aluno assíduo do vôlei.

O Presidente do Grupo Avante Brasil, Eduardo de Souza, trabalha com projetos incentivados há 15 anos, sendo que neste ano de 2024 a instituição beneficia cerca de 6 mil crianças em todo o Brasil. Eduardo celebrou a assinatura da nova Lei que permitirá transformar ainda mais vidas por meio do esporte.

“É uma grande satisfação ter a assinatura do governador Zema, triplicando o valor destinado para a Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais, passando de 27 milhões para 80 milhões de reais. Isso faz com que a gente contrate mais profissionais, beneficia ainda mais pessoas no esporte, tanto de participação educacional quanto rendimento, fazendo com que muitos municípios possam receber os nossos projetos, além de receber instituições que trabalham com o esporte de inclusão e na mudança de vida destes beneficiários” disse o presidente do Grupo Avante Brasil.

Representante do Instituto Foco

A pequena Nicole Ketlen, de 9 anos, foi a representante do Instituto Foco, que faz parte do Grupo Avante Brasil. Ela compôs a mesa de autoridades e representou a modalidade futsal juntamente com outros beneficiários.

“Foi muito bom, foi muito legal, eu amei demais! Fiquei pertinho dele (Governador, Romeu Zema). Eu gostei muito da Carol (atleta paralímpica), eu peguei na medalha e é muito pesada. Estou muito feliz!” disse a aluna do projeto Matozinhos, incentivado pela Cimento Nacional.