Aulão motiva alunos do núcleo São Bento Abade na produção dos textos para a 3ª Edição do Concurso de Poesia

Há três anos, o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura realiza o Concurso de Poesia para as categorias sub-11 e sub-15. Nesta edição, a instituição completa 10 anos de existência e, por este motivo, os beneficiados produziram seus textos com o tema “IBEEC: 10 anos transformando pelo Esporte”.

Algumas ações foram propostas pelos professores para cativar a imaginação dos alunos. Em São Bento Abade, os beneficiados participaram de um aulão com a professora Ana Paula Azevedo, que ensinou a estrutura textual, palavras chaves, rimas e o conceito da poesia. Além deste aulão, a professora usou o espaço de suas aulas na Escola Municipal Paulo Afonso Vilela, para ensinar e, posteriormente, os alunos produzirem as suas poesias.

A educadora fala sobre a importância de despertar o imaginário das crianças e extrair seus pensamentos por meio da escrita.

“Todos os anos, proporciono uma aula assim para os meus alunos, mas dessa vez, foi de uma maneira um pouco mais especial. Eu recebi do professor Diego uma proposta pra trabalhar poesia na sala de aula com eles e pude então adiantar um conteúdo que a gente já ia trabalhar no decorrer do ano. Poesia é um texto que mexe com o nosso eu, o que nos faz embarcar no mundo imaginário, então vamos deixar as crianças bem a vontades para que elas possam dispersar tudo que a imaginação buscar. Que eles busquem para o mundo da sala de aula o que tem de interessante no que eles vivem lá fora”, disse Ana Paula que fala também sobre o método ensinado para estruturar a poesia.

“A gente começa a colocar no papel uma palavra, para puxar a outra para criar os versos e as estrofes. É possível perceber que a poesia ela foi feita pra ser cantada e, assim, eu começo a colocar ritmo, melodia na leitura das estrofes. Eu costumo recitar para eles poesias nas salas de aulas e eles gostam, eles se encantam. Dessa vez, o nosso trabalho com a poesia foi um pouco diferente, um pouco mais especial, foi voltado para o esporte”, concluiu a professora.

A pequena Maria Clara, de 10 anos, já entregou a sua poesia e disse ter gostado de aprender sobre as rimas e de ter juntado a poesia ao esporte.

“A parte que eu mais gostei da aula de poesia da tia Ana Paula foi o que eu aprendi o que é rima, o que é poesia e falar de esportes” disse a beneficiada.

O concurso de poesia está na fase de envio dos textos pelos professores. A próxima etapa será de apuração e escolha das três melhores para a etapa regional que corre de 11 a 18 de abril.

O núcleo São Bento Abade é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura, tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e apoio da prefeitura municipal.